ISPAB Logo

 

"Já há 87 cursos de dois anos em Portugal"

Dois deles são do ISPAB!

Cerca de 90 cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que têm a duração de dois anos, foram já aprovados em Portugal, anunciou o secretário de Estado do Ensino Superior.
«Tinham sido aprovados, até ontem à tarde, 87 cursos, para cerca de 2.700/2.800 alunos», disse José Ferreira Gomes aos jornalistas, no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), no final da cerimónia de abertura do primeiro CTeSP criado no país.
Segundo o secretário de Estado, ainda há alguns cursos à espera de serem aprovados, um processo que a Direção-Geral do Ensino Superior deve concluir por estes dias.
Esta é a primeira vez que em Portugal existem cursos do ciclo curto de ensino superior (de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida), sendo as expectativas elevadas.
«Estou certo de que vamos rapidamente crescer para ter dentro de cinco anos, ou menos, à volta de dez mil estudantes que terminam o secundário e procuram o ensino superior por esta via», considerou, apontando como exemplo o que se tem passado em Espanha e na França.
Na sua opinião, o sucesso destes cursos prende-se com o facto de haver, «de um lado, jovens que terminam o secundário, querem continuar os estudos e não tinham uma oferta ajustada» e, de outro, «empresas que precisam de técnicos intermédios para coordenar as suas atividades». «Faltava-nos este quadro intermédio», sublinhou.

Publicado em 21-10-2014, in www.tvi24.iol.pt