ISPAB Logo

 

Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Venha garantir a sua vaga preenchendo a ficha de candidatura. Estamos à sua espera!

Objectivos

O curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas tem como principal objectivo formar especialistas aptos a apresentar e analisar informação, nomeadamente em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de actividades de marketing e comunicação, ao nível conceptual e abstracto, no contexto de actividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas. O curso envolve um conjunto de matérias de formação elementar, de base e especializada e que permitem ao futuro profissional actuar com rigor científico, actualidade tecnológica e capacidade de gestão operativa e estratégica, em domínios que englobam a análise, concepção, produção e implementação de programas de marketing, publicidade e relações públicas.
O curso visa a formação de profissionais capazes de desenvolver competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais, nomeadamente nas áreas da teoria e prática da gestão de Marketing, privilegiando, também, as áreas de Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as actividades profissionais correspondentes àquelas áreas nas organizações, bem como continuar o seu percurso académico.

Portaria

Despacho nº 9205/2008, publicado no Diário da República, 2ª série - nº 62, de 28 de Março de 2008.

Saídas Profissionais

  • Técnico de Marketing;
  • Consultor de Marketing;
  • Gestor de Marketing;
  • Gestor de Marketing Directo;
  • Gestor de Merchandising;
  • Gestor de Produto;
  • Gestor de Marca;
  • Director Comercial;
  • Gestor de Clientes;
  • Supervisor de Contas na área da Publicidade;
  • Copywriter;
  • Director de Arte;
  • Designer;
  • Supervisor Criativo e Director Criativo;
  • Planeador de Media e Comprador de Espaço/Tempo;
  • Produtor Gráfico;
  • Relações Públicas;
  • Assessoria em Relações Públicas;
  • Técnicos de Comunicação e Imagem.

Director de Curso

Especialista Joaquim Manuel da Silva Marques

Plano de Estudos

HLS ECTS
1º Ano - 1º Semestre
Teoria da Comunicação I
Teoria e História da Publicidade
Direito Empresarial
Metodologia nas Ciências Sociais
Tecnologias da Informação e Comunicação
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
Total 25 30
1º Ano - 2º Semestre
Teoria da Comunicação II
Análise de Dados em Marketing
Teoria e História das Relações Públicas
Noções de Contabilidade
Psicologia da Publicidade
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
Total 25 30
2º Ano - 1º Semestre
Inglês Aplicado
Comunicação Publicitária
Marketing e Pesquisa de Mercado
Comunicação de Risco e de Crise
Direito da Comunicação e da Publicidade
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
Total 25 30
2º Ano - 2º Semestre
Estilo e Codificação Jornalística
Gestão de Produtos e Marcas
Comunicação Gráfica e Audiovisual I
Técnicas de Criatividade
Ética e Cidadania
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
Total 25 30
3º Ano - 1º Semestre
Comunicação Gráfica e Audiovisual II
Planeamento e Gestão de Meios
Atelier de Agência
Organização e Gestão de Eventos
Marketing Industrial e de Serviços
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
Total 25 30
3º Ano - 2º Semestre
Assessoria de Imprensa
Marketing Directo e Merchandising
Organização e Gestão de Empresas
Projecto / Estágio
5
5
5
5
6
6
6
12
Total 20 30

Legenda:
HLS - Horas Lectivas Semanais
ECTS - European Credit Transfer System

Condições de Acesso

  1. Serem titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Terem realizado, no ano em questão, uma das provas de ingresso seguintes e terem obtido, nessa prova, uma classificação igual ou superior a 95 pontos numa escala de 0 a 200.
    • 09 Geografia
    • 11 História
    • 18 Português
  3. Apresentarem, na nota de candidatura, a classificação igual ou superior a 95 pontos numa escala de 0 a 200.

Nota de candidatura

Nota mínima: 95 valores
NC = 35% x PI + 65% x NS
Sendo: NC a nota de candidatura, PI a nota obtida na prova de ingresso e NS a nota obtida no secundário

Candidatura on-line

Formulário de Candidatura