ISPAB Logo

 

Bolsas e Programas de Apoio

Direcção de Serviços de Apoio ao Estudante da Direcção Geral do Ensino Superior

Os alunos do ISPAB poderão candidatar-se ao sistema de bolsas de estudo através da DSAS – Direcção de Serviços de Acção Social, devendo para o efeito obter informações, atempadamente, nos Serviços Financeiros.

Prazo de Candidatura:

  • entre o dia 25 de Junho de 2016 e o dia 30 de Setembro de 2016;
  • nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de Setembro;
  • nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.
A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de Outubro de 2016 e 31 de maio de 2017, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período lectivo ou do estágio.

Processo de Candidatura: este processo ocorre via internet e de acordo com regulamentação própria, em vigor.

Legislação: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas/EnsinoSuperiorPublico/BolsasdeEstudo/

Programa + SUPERIOR

O Programa +Superior é uma medida que visa contribuir para a plena utilização da capacidade do ensino superior público, incentivando e apoiando a frequência de instituições com menor procura por se encontrarem sediadas em regiões do país com menor pressão demográfica.

O Programa +Superior assume os seguintes objetivos estratégicos:

  • Promover a coesão territorial pela atração de população jovem para regiões em perda demográfica;
  • Reforçar a contribuição de todas as universidades e institutos politécnicos para o desenvolvimento regional;
  • Incentivar a fixação de futuros diplomados nas regiões mais desfavorecidas do país;
  • Utilizar melhor a capacidade educativa instalada.

Obtenha mais informações clicando neste link.

Programa RETOMAR

O Programa Retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.

O Programa Retomar tem como principais objetivos:

  • Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
  • Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;
  • Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET)

Obtenha mais informações clicando neste link.

Bolsa de Estudos por Mérito Académico

Conforme o disposto no Despacho nº 13531/2009, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 111, de 9 de Junho de 2009.

Processo de Candidatura: este processo decorre internamente no final de cada ano lectivo

Legislação: Regulamento para a Atribuição de Bolsa de Estudos por Mérito

Redução no valor da propina de frequência

O ISPAB atribui redução no valor da propina de frequência a alunos que estejam na seguinte situação:

  • Os alunos que sejam familiares, em qualquer grau de linha recta (pais, filhos, sogros, genros e noras), de professores ou funcionários efectivos do ISPAB, têm direito a uma redução de 5%, por cada um, nas propinas de frequência de anos curriculares.
  • Os cônjuges de alunos que frequentam o ISPAB, têm direito a uma redução de 5%, por cada um, nas propinas de frequência de anos curriculares.
  • Os irmãos e filhos dos alunos que frequentam o ISPAB, têm direito a uma redução de 5%, por cada um, nas propinas de frequência de anos curriculares.
  • Os funcionários efectivos do ISPAB, que frequentem qualquer curso ministrado neste Instituto, têm direito a uma redução de 10% nas propinas de frequência de anos curriculares.
  • Os membros dos órgãos sociais pertencentes à Associação Académica do ISPAB, num máximo de 4 alunos (a indicar pela AAISPAB no início de cada ano lectivo), têm direito a uma redução de 10%, por aluno, nas propinas de frequência de anos curriculares.
  • Os alunos provenientes da Escola Profissional de Paços de Brandão têm direito a uma redução de 15% no valor da propina anual.
  • Os alunos provenientes da Associação Profissional dos Seguranças da Polícia Judiciária e provenientes do S. Clube de Espinho, têm direito a uma redução de 10% no valor da propina anual.
  • Os alunos provenientes da Mutualidade de Santa Maria, Associação Mutualista, com sede em Esmoriz, têm direito a uma redução de 5% no valor da propina anual, desde que comprovem ser seus associados há mais de 1 ano.
  • Os alunos provenientes da equipa de Futsal do ISPAB têm direito a uma redução de 10% no valor da propina anual.
  • Os alunos provenientes do Colégio de Santa Maria de Lamas, têm direito a uma redução de 10% no valor da propina anual, desde que ingressem no ISPAB com a sua última habilitação académica deste colégio de ensino secundário.
  • Só poderão usufruir dos descontos referidos nos pontos anteriores, os alunos que se inscreverem em pelo menos 60 ects por semestre, não contando para este efeito as disciplinas atrasadas.

Processo de Candidatura: este processo decorre internamente no princípio de cada ano lectivo

Legislação: Regulamento Financeiro

Bolsas de Estudo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira concede anualmente bolsas de estudo aos estudantes do concelho de Santa Maria da Feira, com comprovada carência económica e aproveitamento escolar.
Podem candidatar-se, de 1 de outubro a 30 de novembro, ao programa de Bolsas de Estudo da Câmara Municipal, destinado a apoiar a frequência dos ensinos secundário e superior.
As bolsas de estudo serão atribuídas durante nove meses, tempo normal do ano letivo, aos estudantes que reúnam as condições estipuladas.
Os interessados deverão formalizar a sua candidatura, mediante preenchimento de um formulário, no sítio da internet do Município ou através de preenchimento online na plataforma SIGA, para o efeito deve solicitar senha acesso, através do email pelouroedj@cm-feira.pt.

Bolsas de Estudo SYMPTOMA

SYMPTOMA é um motor de pesquisa para doenças. A empresa que desenvolveu este produto atribui anualmente bolsas de estudo a estudantes trabalhadores que financiem o seu curso através dum emprego. Trata-se duma das poucas bolsas que pode ser atribuída a estudantes do todo o mundo. O processo de candidatura pode ser concluído no URL acima referido.
Os interessados deverão consultar o seguinte link www.symptoma.com/en/scholarship.